Organiza!
  • Home
  • Blog
  • Produtos
  • Equipe
  • Contato

Psicologia Cognitiva e Inteligência Artificial

9/28/2017

0 Comentários

 
Imagem
​Inteligência Artificial (IA) pode parecer uma promessa da ciência ou um tema de filmes de ficção científica, mas não estamos tão longe de desenvolver máquinas como o R2-D2 e o C3PO. Quer conhecer mais sobre IA e a sua relação com a psicologia? Vem com a Organiza!
​Você já desejou ter um robô para limpar seu quarto, levar o lixo ou fazer sua lição de casa? Eu já! Mas como recriar artificialmente algo que parece exclusivamente humano, como a inteligência, a linguagem ou até mesmo as emoções? A IA é um ramo da ciência da computação que utiliza conhecimentos da ciência cognitiva, incluindo psicologia, neurociências, linguística, além de conhecimentos da engenharia e filosofia. Seu objetivo é criar sistemas capazes de automatizar o comportamento inteligente.
A psicologia cognitiva e a IA se influenciaram e influenciam mutuamente. O primeiro modelo teórico de explicação do pensamento surgiu devido aos avanços da informática, e ficou conhecido como teoria do processamento da informação. O comportamento inteligente se baseia em um modelo computacional: há um input (entrada de informação, através dos sentidos), ocorre o processamento e, em seguida, uma resposta (output). Esse processamento é o tema de estudo da psicologia cognitiva, que abrange memória, funções executivas, linguagem, pensamento, emoções, etc.
O C3PO é um robô de relações humanas. Ele ouve, fala, se move, toma decisões e parece até sentir emoções. Não chegamos tão longe, mas há hoje robôs que auxiliam pessoas idosas: é possível configurar lembretes (te lembrar de tomar o remédio às 18h), além de respostas a solicitações e comportamentos (perguntar se você deseja caminhar). O interessante desse exemplo é notar que o ser humano tem total domínio sobre a máquina e que esta tem como único objetivo auxiliar e facilitar a vida humana, já que o instrumento com IA não é capaz de processar o input (entrada de
informação), limitando-se a organizar os dados que são provenientes, necessariamente, de um ser humano. Portanto, a ideia de que os robôs irão dominar o planeta e exterminar a raça humana é algo que permanece apenas no âmbito da arte.

Gostou do post e quer saber mais? Deixe seu comentário e leia outros posts incríveis que a Organiza preparou pra você! :)
Referência: Fachinelli, P. N., & Nesello, P. (2016). Computação Cognitiva: revisão e direções para futuras pesquisas na perspectiva da administração. Ciências e Cognição, 21 (1).

Por Letícia Müller Haas
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Feed RSS

  • Home
  • Blog
  • Produtos
  • Equipe
  • Contato