Organiza!
  • Home
  • Blog
  • Produtos
  • Equipe
  • Contato

Sono: Entenda para você dormir melhor esta noite!

12/21/2017

0 Comentários

 
Imagem

Não é pegadinha da Organiza!, leia esse texto e você dormirá melhor essa noite.
​

Você está dormindo bem? Sabe qual a importância e finalidade do sono? Quais as fases do sono? O que são Transtornos do Sono? Como melhorar a qualidade do seu sono? Hoje a Organiza! vem te ajudar a entender esta coisa tão maravilhosa que é dormir.


Que o sono é fundamental para a vida humana todo mundo já sabe. Mas por quê? Bem, vamos lá! Em primeiro lugar, o sono tem função restaurativa: após um dia movimentado de trabalho, estudo ou lazer, dormir bem renova a energia física e psíquica gasta durante o dia. Isso ocorre porque, durante o sono, a atividade muscular é reduzida ou ausente e a percepção de estímulos externos (som, luz, cheiros) é menor. Além disso, durante o sono ocorre a consolidação da aprendizagem, com alterações nas ligações sinápticas (comunicação entre os neurônios) e na estrutura dos neurônios.

           O sono e a vigília se intercalam de forma cíclica, assim como outras funções do corpo, tais como comportamento alimentar, excreção, menstruação, etc. Esse ciclo varia conforme idade, sexo e características individuais. Há 2 mecanismos responsáveis por manter esse ciclo em funcionamento: o primeiro é o impulso homeostático, ou seja, há a liberação de hormônios que promovem o sono (principalmente a adenosina); o segundo é o ciclo circadiano, regulado pelo hipotálamo, que promove o despertar (principal hormônio liberado é o cortisol).

           A alternância entre noite-dia e a produção de melatonina, hormônio produzido na glândula pineal, também atuam no início e na manutenção do sono. É por isso que a luz tem a função de “ativar” o relógio biológico, mantendo-nos alertas.

           Os dois grandes estágios que compõe o sono são o sono REM (cérebro está mais ativo) e NREM (sono profundo). A sequência normal dos estágios é vigília- N1, N2 e N3 (fases do NREM) e, por fim, sono REM. Na fase N1 há ondas cerebrais de baixa frequência e amplitude – ondas teta -, com progressiva redução da atividade muscular. Na fase N2 há a presença de complexos K e fusos do sono. Na fase N3 predominam as ondas lentas, com grande amplitude e baixa frequência. No estágio REM não há tônus muscular, ou seja, não é possível iniciar uma contração muscular rapidamente, as ondas têm frequência mista e de baixa amplitude. Nessa fase podem ocorrer movimentos rápidos dos olhos, ereção peniana, consolidação da aprendizagem e presença de sonhos.

​Os principais fatores que poder levar a Transtornos do Sono (TS) são: traços de personalidade, hiperatividade cognitiva e preferência por dormir em horários não convencionais. Ademais, alterações no ambiente e na rotina também podem predispor TS se o evento estressor se mantiver. O principal fator que perpetua às dificuldades relacionadas ao sono é a associação entre o ambiente que o paciente dorme e o medo de não conseguir dormir. Segundo a Classificação Internacional de Transtornos do Sono (ICSD-2, 2005), há mais de 90 tipos de TS agrupados em 8 categorias. Para mais informações consultar o artigo presente nas referências.
​

           Caso você tenha um sono irregular, com presença de insônia, sonolência excessiva diurna, incapacidade de dormir no momento desejado e/ou eventos anormais durante o sono, recomenda-se, primeiramente, uma higiene do sono. A higiene do sono consiste em pequenas atitudes que melhoram muito a qualidade do sono, tais como: ter um horário fixo para dormir, controlar estímulos, evitar comer ou praticar exercício físico imediatamente antes da hora de dormir, etc. Caso seu sono não melhore a partir desses comportamentos, faça um diário do sono, anotando o horário que deitou, horário que dormiu, quantas vezes levantou durante o sono, como acordou, que horas, como se sentiu durante o dia e, caso observe a presença de sintomas de TS, busque tratamento especializado.

Nesse link você vai encontrar outro texto sensacional da Organiza! sobre sono e estratégias para não dar aquela cochilada na aula: http://www.organizaej.com/blog/nos-sabemos-que-voce-anda-dormindo-nas-aulas-e-queremos-ajudar

Você gostaria de mais informações sobre os TS, sobre o ciclo sono-vigília, sobre higiene do sono? Comenta aí que a Organiza! traz para você.

Autor: Letícia Müller Haas
Referência: Referência: Neves, G. S. M. L., Giorelli, A. S., Florido, P., Gomes, M. da M. (2013). Transtornos do sono: visão geral. Revista Brasileira de Neurologia, 49, 57-71. Recuperado de: http://files.bvs.br/upload/S/0101-8469/2013/v49n2/a3749.pdf


0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Feed RSS

  • Home
  • Blog
  • Produtos
  • Equipe
  • Contato